ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 
MAPEANDO O EU
 
Material: Folhas de papel pardo do tamanho de cada criança, lápis de cor, canetinhas coloridas, tesoura.
Procedimentos: Cada criança representa concretamente seu corpo, deitando-se sobre o papel pardo (um coleguinha traça o contorno). A própria criança recorta o contorno do seu corpo e vai desenhando as partes (olhos, boca, etc.) conferindo, se necessário, no espelho presente na sala de aula. As crianças devem ser incentivadas a observarem todos os  acessórios usados, naquele dia (laços, chiquinhas, brinquinhos, pulseirinhas, tênis, meias, relógios, etc.) e representá-los. Quando os “eus” estiverem prontos, inúmeras atividades poderão ser realizadas, ao longo de várias semanas. Os “eus” podem ser seriados por altura e fixados na parede. Podem ser classificados em meninos   e meninas, loiros e morenos, etc. Cada criança pode “vestir” seu “eu”, colocando-o a sua frente e o professor pode ir orientando  para que toquem a testa do “eu”, toquem o joelho esquerdo do “eu”, toquem a parte atrás do joelho direito.

Abaixo, fotos desta atividade que realizei em outubro de 2002 em um encontro de formação continuada para a educação infantil da rede municipal de Pelotas. Nome da oficina: “Revisitando a Matemática”. Local: Auditório Interno do Colégio Municipal Pelotense.

 
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – 
QUAL O CANUDINHO MAIS COMPRIDO E QUAL O MAIS CURTO?
Material: Cinco canudinhos de refrigerante de diferentes comprimentos.
Procedimentos: Entregar a cada criança os cinco canudinhos de refrigerante de diferentes comprimentos. Propor que examinem os canudinhos e verifiquem qual o mais comprido. A seguir pedir que arrumem os canudinhos numa fila, em ordem, começando pelo mais curto e terminando pelo mais comprido. Pode-se propor também que colem os canudinhos arrumados numa folha de papel e desenhem um copo para cada canudinho de acordo com o comprimento de cada canudinho.
 
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – 
 
QUAL O FIO MAIS GROSSO E QUAL E O MAIS FINO?
 
Material: Quatro fios de lã de diferentes espessuras. 
Procedimentos: Distribuir para cada criança os quatro fios de lã de diferentes espessuras e pedir que examinem os fios e ferifiquem qual é o mais fino e qual e o mais grosso. A seguir propor que amarrem os fios uns nos outros, ponta a ponta, em ordem, começando pelo mais fino e terminando pelo mais grosso.
 
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
 
BANHO DE PAPEL
 
Material: Pedaço de papel pardo (ou outro) amassado formando uma bolinha para cada criança.
Procedimentos: Formar uma roda com as crianças, e cada criança, de olhos fechados, supondo que a bolinha de papel seja um sabonete, procure perceber seu corpo quanto à lateralidade. Ex.: Vamos, agora, de olhinhos fichados, lavar com o sabonete a bochechinha direita, o joelho esquerdo, a nuca, a testa, etc.