COLÉGIO MUNICIPAL PELOTENSE
ESCOLA SEM HOMOFOBIA
No ano de 2011, no Curso Normal Formação em Educação Infantil do Colégio Municipal Pelotense, provocados por sentimentos homofóbicos de algumas alunas do curso, resolvemos eu e a Profa. Ana Almeida, responsável pelo eixo Identidade e Autonomia, desenvolver um trabalho que envolvessem as três turmas do curso (um 2º ano e dois 1º anos). A partir da provocação do tema para as três turmas, sugerimos que os 1º anos pesquisassem sobre o tema e, apropriadas de materiais (cartolina, papel pardo, revistas, jornais, pincel atômico, etc.), montassem painéis para transcreverem na forma que quisessem a pesquisa realizada sobre o tema proposto. O 2º ano, ficou responsável pela construção da bandeira que representa a comunidade LGBT e pesquisar sobre o significado de suas cores. As três turmas também foram convidadas a assistirem o filme MINHA VIDA EM COR DE ROSA e posteriormente um seminário foi proposto para debater o filme.
O trabalho teve como produto final, a exposição da bandeira no saguão de entrada da escola e os cartazes construídos pelos dois 1º anos foram colocados em dois murais no mesmo saguão. As alunas anexaram uma caneta amarrada a um barbante nos murais exposto para que a comunidade escolar interviessem na pesquisa escrevendo suas opiniões em lugares estrategicamente deixados para isso.
Ficamos muito contentes com o resultado. Foi a primeira vez que a bandeira gay era exposta no saguão da escola. As alunas refletiram e discutiram sobre o assunto. A visibilidade do tema, muitas vezes silenciado na escola, foi importante para o crescimento pessoal e profissional como futuras professoras.