PLANO CARTESIANO E EDUCAÇÃO DE SURDOS

O Sistema de Coordenadas Cartesianas, ou Plano Cartesiano, foi criado pelo filósofo e matemático René Descartes (1596-1650). É considerado o fundador da Filosofia Moderna.

René Descartes

O Plano Cartesiano é formado por dois eixos perpendiculares (os eixos formam ângulos de 90º): um horizontal e outro vertical, que se cruzam na origem das coordenadas. O eixo horizontal é chamado de ABSCISSA (x), e o vertical, de ORDENADA (y). São enumerados compreendendo o Conjunto do Números Reais:

 Conjunto dos Números Rais.

 PLANO CARTESIANO

Veja na figura abaixo:

Os espaços entre os números inteiros mostrados na figura acima DEVEM ser IGUAIS. Para demostrar isso, poderá ser utilizada folhas quadriculadas. Com meus alunos surdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, utilizo folhas milimetradas. Assim, facilita que entendam que os números inseridos nos eixos, devem possuir a mesma distância entre eles. E a folha milimetrada mostra minuciosamente essas medidas.

O material mostrado no vídeo é composto de:

4 cartelas de ovos (30) - coladas uma nas outras;
Tinta para pintar as cartelas ( eu usei a cor verde );
Imãs;
Tampinhas de Garrafas.

 

O Plano Cartesiano é muito utilizado na construção de gráficos em Funções Lineares e Quadráticas. Utilizo também as folhas milimetradas para concretizar e conceituar essas funções. Desta forma, os surdos abstraem melhor os conceitos envolvidos: domínio e imagem da Função. 

A criação do Sistema de Coordenadas Cartesianas é considerada uma ferramenta muito importante na Matemática. Pode-se associar o Plano Cartesiano com a latitude e longitude. Demonstrar aos alunos sua importância nos estudos geográficos e o quanto isso contribuiu para a criação do sistema de posicionamento muito utilizado – o GPS (Global Positioning System / Sistema de Posicionamento Global).

Com o GPS podemos saber nossa localização exata na terra, desde que tenhamos em mão um receptor de sinais GPS, informando a latitude, a longitude e a altitude com o auxilio de satélites em órbita da Terra.

Desta forma, podemos localizar e monitorar, pessoas, aviões, barcos, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *