Tales de Mileto
 
Considerado por alguns estudiosos como o PAI DA FILOSOFIA OCIDENTAL. Nasceu em Mileto, uma antiga colônia grega localizada na Ásia Menor, por volta de 645 ou 624 a.C. Foi reconhecido como o primeiro filósofo do Ocidente e indicado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Ele foi um visionário, percebia a realidade além do seu tempo. Constituiu a Escola Jônica e estabeleceu conhecimentos sobre a ÉTICA, a POLÍTICA, a VERDADE e a TOTALIDADE que ainda são estudados e considerados em nossos tempos. Seus pensamentos filosóficos giravam em torno de assuntos ligados a natureza e seus elementos: TERRA, FOGO, AR e ÁGUA. Provavelmente, faleceu  em 558 ou 556 a.C
 
A GEOMETRIA DE TALES DE MILETO
 
Tales não destacou-se apenas na Filosofia. Estudos desenvolvidos na Geometria foram de grande destaque para o avanço da Matemática e do Mundo. Ainda hoje, suas descobertas e aplicabilidades dos seus cálculos são usadas para resolver cálculos matemáticos complexos e necessários no desenvolvimento científico e tecnológicos de nosso dia a dia. Foi Tales quem demonstrou que os ângulos da base dos triângulos isósceles são semelhantes, mostrou o teorema que afirma sobre dois triângulos com dois ângulos de um lado, respectivamente, iguais, são iguais. O filósofo também disse que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais, entre outros descobrimentos.
 
O PENSAMENTO DE TALES
 
Diferente dos gregos antigos, Tales de Mileto foi o primeiro a rejeitar a visão religiosa sobre os componentes da natureza serem sagrados, como o SOL, osPLANETAS e a LUA. Ele não acreditava que esses elementos eram deuses que deveriam ser reverenciados. Para Tales, a água era o elemento mais importante. Foi considerado um monista ao crer que tudo era constituído por uma substância primordial, para ele a ÁGUA. O filósofo acreditava que toda a vida seria originada da água, embora seus discípulos discordassem de tal pensamento. Estes apenas concordavam apenas no que dizia respeito à existência de um princípio único para a natureza primordial. Experiências inovadoras como magnetismo fizeram parte dos descobrimentos de Tales. O magnetismo era algo que gerava bastante curiosidade na época. Ele foi o primeiro homem a explicar o eclipse solar ao verificar que a Lua é iluminada pelo Sol.
 
FRASES FAMOSAS DO FILÓSOFO
 
“Nunca faças o que te desagrada ver fazer a outros.”
 
“Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito.”
 
“Nem sempre muitas palavas indicam muita sabedoria.”
 
“Espera de teu filho o que fizeste com teu pai.”
 
“O maior é o espaço porque dentro dele cabe tudo. O mais veloz é o intelecto porque passa através de tudo. A mais forte é a necessidade porque tudo domina. O mais sábio é o tempo porque tudo revela.”
 
“Pega para ti o conselho que dás aos outros.”
 
“A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm – ainda a possuem.”
 
“Ajuda teu semelhante a levantar sua carga, mas não a carregues.”
 
“A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus.”