Filme: As melhores coisas do mundo
 
Para adquirir este filme clique aqui.
Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ministro Arthur de Souza Costa em 2012. Nesse ano, soubemos que um ex-aluno havia se suicidado por motivos banais e que chocou muito a comunidade escolar, principalmente a nós professores. Um aluno dedicado, respeitoso, já tinha terminado a 8ª série e diante dos acontecimentos eu resolvi trabalhar com esse filme com os alunos da 8ª série e da 5ª série desse ano. Convidei os professores das duas turmas para participarem. Além de mim participaram a professora Luciane de Artes e a professora Nara de português.  Forneci uma cópia do filme para quem se engajou no projeto e pedi que elaborassem algumas questões para que eles pudessem responder após assistirem ao filme. Combinamos em um sábado letivo juntar as turmas e assistirmos ao filme e apresentar a proposta e também a justificativa do trabalho. Comentamos que estávamos sentidos diante do acontecimento com nosso ex-aluno e gostaríamos de discutir com as turmas temas que o filme traz e que são bastantes pertinentes nas vivências de nossos adolescentes. Munidos de pipocas foi uma manhã muito gratificante, eles assistiram atenciosamente cada detalhe do filme, que projetado na parede ficou muito mais emocionante. Logo após, interrogamos sobre acontecimentos que puderam ver no filme. A participação foi bastante grande e com indagações que provocaram bastantes debates naquele dia. Entregamos então a proposta de trabalho, na qual teriam que responder a 7 questões relacionadas ao filme. Abaixo transcrevo essas questões que foram fornecidas aos alunos. Nós professores resolvemos que esse trabalho teria valor 8,0 para o 3º trimestre. Foi muito produtivo, principalmente as discussões advindas dos assuntos temáticos do filme e das escritas remetidas pelas questões que foram propostas no projeto. Veja as questões formuladas:  
 
 
PREZADO(A) ALUNO(A),
RETOMANDO O QUE VOCÊ ASSISTIU DO FILME, MONTAMOS ALGUMAS QUESTÕES PARA VOCÊ REFLETIR E RESPONDER. PARA ISSO ACRESCENTAMOS A CADA QUESTÃO UM PEQUENO TEXTO QUE O AJUDARÁ A ANALISAR E REPENSAR SOBRE AS SITUAÇÕES OCORRIDAS NO MESMO. LEIA COM ATENÇÃO E RESPONDA AS CINCO QUESTÕES FORMULADAS. BOA REFLEXÃO!!!!
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato. “É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz. Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtml
1)QUESTÃO:
No decorrer do filme vários momentos passaram-se no ambiente escolar, onde alguns personagens foram alvo de vários tipos de bullying (desenhos homofóbicos, publicações de fotos íntimas em celulares e mensagens difamatórias, prejudicando alunos e professores). O que você pensa desse tipo de comportamento e que providências deveriam ser tomadas diante dessa situação?
Leia abaixo a narrativa e os diálogos ocorridos quando Pedro entrega uma carta à namorada:
Cena: Pedro escrevendo no Blog.
“Ontem gastei todo meu dinheiro e comprei um lote em um condomínio em Marte. Eis a foto, cedida pela NASA, do meu pedaço de felicidade. Sem gente, sem bicho, sem planta, sem carro, sem computador. Eu e a imaginação vamos morar no vazio infinito. Pretendo não ter mais contato com os tolos e nem com quem habitam minha mente com memórias estúpidas dos convívios do passado.”
Cena: Diálogo entre Mano, Horácio(pai do Mano) e Gustavo(namorado de Horácio)
Gustavo pergunta ao MANO:
– Está tudo bem com seu irmão Mano?
Mano:
– Está tudo bem.
Gustavo:
– Tudo bem mesmo? Eu entro no Blog dele todos os dias. Tem poesias muito boas ali. Mas acho que tem dor demais para um garoto de 17 anos, sabia? Vocês tem que tirar o Pedro dessa informação virtual. Esse menino precisa arejar, precisa sair dali.
Horácio:
– Ele já está indo ao psicólogo.
Gustavo:
– Terceirizar a gestão dos filhos é o jeito clássico de não enfrentar o problema. Abre o olho, Horácio.
Horácio:
– Gustavo, um psicólogo reúne muito mais instrumentos que um doutor em teoria da comunicação para lidar com esse assunto. Até porque, ele tem um distanciamento com objetivo, coisa que os pais não têm.
Gustavo:
– Pelo amor de Deus Horácio, distanciamento com objetivo. Talvez seja esse o problema de vocês.
Horácio:
– Gustavo, gostaria que você não se metesse nos assuntos da minha família.
2)QUESTÃO:
É importante dividir pensamentos, conversar com alguém, nunca projetar isoladamente sentimentos que podem levar a atitudes impensáveis. A família, os amigos, a escola e os convívios sociais nos ajudam essencialmente na base do nosso caráter e na formação de nossos valores morais. Sentar e dialogar em todas as instâncias é muito importante e muitas vezes necessário diante de um obstáculo que, às vezes, pensamos ser intransponível. Relate de forma resumida sobre a importância desses valores morais na formação de um sujeito.
AS MÍDIAS
NOVAS MÍDIAS é um termo amplo que normalmente se refere a soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, rádio, imprensa, etc.
Elas podem ser entendidas como um novo canal de distribuição de conteúdo ou como um novo canal de comunicação. As principais novas mídias no momento são internet, celular, etc. Para a área de comunicação convém ressaltar que os avanços nessa área podem ser benéficos e lucrativos visto que a partir dessas novas mídias, as empresas podem interagir com seus consumidores de maneira nunca antes conseguida: elas podem ver o que seus consumidores realmente querem, seja através de sites de relacionamento, de blogs e podcasts, ou ainda através de seus próprios sites; desde que os mesmos atraiam seus consumidores.
O PODER DAS MÍDIAS
Novas ferramentas de mídia social vêm surgindo e se estabelecendo, passando por mutações evolutivas naturais – vide os blogs, que nasceram apenas como diários virtuais e tiveram sua natureza diversificada com o tempo, a ponto de se tornarem, inclusive, instrumentos de efetiva geração de negócios, por exemplo.
Isto significa uma grande mudança na estrutura de poder social, pois a possibilidade de gerar conteúdos e influenciar pessoas e decisões, deixa de ser exclusividade dos grandes grupos capitalizados, para se tornar comum a qualquer pessoa. Além disso, a redução do custo de publicação a quase zero possibilita a produção de conteúdos muito específicos também para pequenos públicos – que antes não justificavam a equação econômica.
Liberdade de comunicação interativa, combinada à facilidade de uso das ferramentas para fazê-lo e a uma arquitetura participativa em redes, forma a base da receita para que as plataformas de mídias sociais possam ser classificadas como uma das mais influentes formas de mídia até hoje criada. Na versão interativa da web, é possível fazer muito mais com muito menos e isso é muito poderoso.
Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Novas_m%C3%ADdias e
 http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADdias_sociais#Descri.C3.A7.C3.A3o
 
3)QUESTÃO:
A influência da mídia em nossas vidas é bastante grande. Com a ampliação dos meios de comunicação, principalmente a internet, o acesso às informações e ao universo midiático multiplicou-se rapidamente. A marca de um determinado tênis, a imagem perfeita ou a beleza ideal, o que devemos consumir para nossa alimentação ou vestuário, são pequenos exemplos da força da mídia em nosso dia a dia. A invasão de privacidade extrapolam os muros do respeito, da individualidade, manipulando o caráter e principalmente a identidade dos sujeitos. A mídia é explorada em diferentes momentos no filme (uso de blog por uma aluna da escola para divulgar acontecimentos da instituição, blog usado pelo Pedro, irmão do Mano, para divulgar suas poesias e assuntos pessoais, etc.). Relate como a mídia influencia na sua vida, no que você consome e principalmente na formação de sua opinião.
MULHERES À VENDA
A maturidade irresponsável chega cada vez muito mais cedo. A adolescência hoje começa por volta dos 11 ou 12 anos. Não bastasse isso, os estímulos o tempo todo pela mídia, pela indústria musical e, por muitas vezes até pelos próprios pais, viram “cachorras” cada vez mais cedo. Reforçado na novela “fina Estampa” em que o pai extremamente machista pensa em ser empresário de sua filha funkeira. Os valores e interesses se  resumem na disputa de quem tem o melhor corpo, as melhores roupas, quem dança e rebola melhor e em quem “pegou mais” em uma noite. Sou a favor da liberdade sexual feminina sim! Mas acho que além de ser necessário respeitar o processo natural desta liberdade sexual, a orientação correta é importantíssima.
Do contrário, o que temos como resultado são meninas transformadas e convertidas precocemente em mulheres que, automaticamente são tratadas pela sociedade como latinhas de cerveja a venda em um supermercado.
4)QUESTÃO:
A mídia, a publicidade e alguns homens desvalorizam a imagem da mulher. Há séculos atrás a mulher era tratada por algumas sociedades como deusas, como um ser sagrado. Considerando esta constatação, reflita e relate onde e como isso mudou?
PADRÃO DE BELEZA
As mídias, em geral têm o poder de persuadir (envolver, convencer) as pessoas fazendo com que as mesmas reproduzam comportamentos e pensamentos por elas criados, refletido em uma legião de pessoas iguais que são levadas ao consumismo desenfreado, destruindo o pensamento crítico, colocando a mulher como subproduto, denegrindo e desvalorizando sua imagem social. Além disso, criam e determinam padrões de beleza levando as mulheres ao exagero da vaidade femininas, pois muitas se mutilam em centros estéticos até que consigam se enquadrar em tais padrões. Da mesma forma, não podemos esquecer daquelas que adoecem emocionalmente por não se aceitarem como são e não conseguirem chegar perto daquilo que é considerado “padrão de beleza”. Isto tudo se deve a Indústria Cultural, criada pelo capitalismo em que pessoas especializadas têm o poder através das mídias de envolver as pessoas de tal forma, que passam a ver e pensar somente o que esta poderosa ferramenta determina.
Em várias situações do filme podemos constatar e reafirmar esta banalização em fotos erotizadas divulgadas e repassadas nos celulares, blogs, etc. chegando a fatos como: na cena em que o amigo do Mano, expõe em seu computador a classificação dada por ele, das mulheres que “já pegou” de acordo com ideias de beleza ou comportamento social e sexual.
5)QUESTÃO:
Homens e mulheres quando fazem um mesmo trabalho, na iniciativa privada, recebem os mesmo salários? Algumas profissões em que há maior número de mulheres, como o magistério, recebem um salário digno com a função? Reflita sobre estas questões, considerando que muitas mulheres são responsáveis pela maior renda em casa e assumem papéis que antes eram masculinos.
ÉTICA
O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.
Disponível em: www.suapesquisa.com
6)QUESTÃO:
No decorrer do filme uma personagem age sem nenhum senso de ética, prejudicando colegas e até mesmo professores. Identifique essa personagem e opine sobre suas ações:
ADOLESCENTES
No filme surgiram temas e problemáticas comuns aos adolescentes não só do Brasil, mas de diversos outros países. O caso do divórcio dos pais, dilemas sobre a sexualidade, uso de drogas, fixação na tecnologia e até mesmo um pesadelo bem atual, o “cyberbullying” – ou seja, o assédio ou constrangimento através do celular e da internet.
7)QUESTAO:
Produza um texto, comentando:
* sobre os problemas abordados no filme;
* qual a personagem que você mais gostou;
* você se identifica com algum destes personagens;
* que lições para a sua vida, você pode tirar deste filme.