A LITERATURA INFANTIL E SUAS INTERCONEXÕES
IEEAB
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL
 
Tema: Literatura infantil
Turmas:  1º AN                       Ano: 2012/2013
Duração: 1º, 2º e 3º trimestre
Disciplinas Envolvidas: Didática de Matemática e Didática da Arte.
Professores: José Francisco e Rosah Pinho.

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Numa perspectiva de proferir uma educação com um espaço mais aberto, mais contínuo, não linear e nem em “gavetas”, onde se explore um trabalho cognitivo individual e coletivo, de grupo, cooperativo, que incentive uma aprendizagem significativa onde o conhecimento é percebido como uma rede de informações inter-relacionadas, universal, onde o sujeito é convidado e provocado a resolver problemas, a emitir opiniões e, ao mesmo tempo, encorajando-o a usar uma variedade de habilidades de pensamento, como classificar, ordenar, levantar hipóteses, interpretar, formular problemas, buscando sempre uma abordagem interdisciplinar onde a interação, a literatura, os textos, as histórias e os assuntos abordados, garantam a exploração de conceitos e a interconexão geral dessas informações e acontecimentos estimulados por vivências pessoais (e suas diferenças), de identidade e culturais alicerçados por referenciais teóricos e práticos abordados e debatidos em sala de aula em que o professor ocupará um papel de facilitador, mediador, animador desse processo e todos (alunos e professores) engajados num ambiente incitado pela pesquisa. Diante desse trabalho coletivo produzido a partir da literatura infantil e das inúmeras possibilidades acima citadas, justificamos esse projeto.

OBJETIVOS

 

* Resignificar teoria e prática;
Reconhecer e apropriar-se dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas envolvidas;
* Relacionar os conceitos e suas interconexões numa aprendizagem dinâmica na produção de saberes significativos;
Proporcionar momentos de aprendizagem lúdica variada;
Promover a utilização de várias técnicas;
Explorar imagens, sons, etc.;
Promover o desenvolvimento da criatividade;
Desenvolver a motricidade ampla e fina;
Fortalecer a identidade profissional do professor dos anos iniciais e da educação infantil;
* Propor atividades que abordem de forma integrada diferentes linguagens da educação anos iniciais e educação infantil;
Reconhecer a influência industrial e midiática nas concepções dos livros e da literatura infantil;
* Perceber a necessidade da exploração da identidade e da cultura através da diversidade de personagens na literatura infantil e nas suas confecções (edições);
Explorar as diferenças nos personagens trabalhados percebendo-os não como sujeitos normais e sim como naturais;
* Perceber a necessidade de escolher material adequado, procurando realizar reaproveitamento sempre que possível;

 

MATERIAIS

 

Papel, papelão, tesoura, cordão, tecido, lã, madeira, cola, revistas, jornais, e todo tipo material reciclado, etc.

 

 ETAPAS

 

* Apresentação do projeto, explanação do trabalho a ser desenvolvido, conversa sobre os objetivos a serem alcançados pelo grande grupo, estruturação de ideias;
* Abordagem teórica por dentro das disciplinas:
* Levantamento de hipóteses para preparação do livro baseando-se nos referenciais e conceitos debatidos em aula sobre a literatura infantil;
* Busca teórica sobre o assunto e tema desenvolvido no livro utilizando-se das interconexões dos saberes e exploração das redes de informação midiáticas;
* Discussões teóricas e conceituais dos assuntos propostos no livro;
* Estruturação do livro e separação dos materiais a serem utilizados;
 
PRODUTO FINAL:

 

Apresentação do livro produzido para a turma, contextualizando todo o conhecimento adquirido. Contação de das histórias para as crianças.

 

REFERÊNCIAS

 

MOREIRA, Marco A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.
LÉVY, Pierre. Cibercultura.São Paulo: Ed. 34, 1999.
DANYLUK, Ocsana. Alfabetização matemática: as primeiras manifestações da escrita infantil. Passo Fundo, RS: Ediupf, 1998.
RABELO, Edmar Henrique. Textos Matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SMOLE, Kátia Stocco e DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

 

Aluna Sirlei contando a história utilizando o livro construído.
 
Abaixo, alunas apresentando em sala de aula os livros construídos, explicando teoricamente o porquê das opções escolhidas, materiais utilizados, saberes explorados na história e por último, contando a história construída.
 
   
Devido ao atraso e falta de tempo letivo por causa da greve, não pudemos explorar as histórias construídas no principal foco do projeto que finalizava na preparação de um planejamento de aula na qual explorariam as histórias para fundamentar teoricamente os saberes e suas interconexões com o cotidiano do aluno, percebendo a importância interdisciplinar do conhecimento. Por falta desse tempo, resolvemos na festividade alusiva ao dia da criança, ocorrida na escola num sábado pela manhã, montarmos um cantinho para a “contação” das histórias. As alunas decoraram fantasticamente o ambiente de forma que envolvessem as crianças de tal forma que o entretenimento foi excelente e muito agradável para as crianças. Eles adoraram!! Parabéns queridas alunas, pelo brilhante trabalho!!!!

 

   
   

Duas alunas apresentaram o livro no dia da Normalista em outubro de 2013. Uma apresentou pela manhã e a outra aluna pela tarde. No turno da tarde além da apresentação do livro, também foi apresentado para a Direção, professores e alunos do Curso Normal da Escola o projeto “ERA UMA VEZ…”.