THE WALL

Muitas vezes nos questionamos sobre o papel da escola numa sociedade constantemente em mudança. Feliz foi o grupo Pink Floyd quando fizeram o vídeo THE WALL. Também no seu livro COM OLHOS DE CRIANÇA, Francesco Tonucci questiona através de seus desenhos o papel da escola. As transformações  sociais são necessárias para a evolução humana, aliás, são imprescindíveis. Mas, muitas coisas são também vontades políticas e que fazem a “engrenagem” social funcionar e possibilitam dignidade, condição e valorização profissional. Na educação isso vai a passo de tartaruga. Não sou pessimista, mas realista, quando ainda vemos escolas sucateadas, professores sem o pagamento do piso, etc. Na época de eleições: educação, saúde e segurança são temas que norteiam as metas e propostas de muitos candidatos. Com certeza, percebemos mais investimentos, mas ao mesmo tempo, se contradiz com o que se vê. Não estou generalizando, apenas concluindo com o que presencio na prática. Sei que o vídeo do grupo Pink Floyd é antigo mas não desatualizado. Sempre podemos estar trabalhando esse vídeo com nossos alunos e colegas professores. Abaixo, também, uma palestra de Francesco Tonucci sobre a escola de ontem e de hoje.
THE WALL – PINK FLOYD
FRANCESCO TONUCCI
 
LIVRO: COM OLHOS DE CRIANÇA
VÍDEO:  
“CÓMO PUEDE SER LA ESCULA PARA EL MAÑANA?”
Conferência completa que Francesco Tonucci pronunciou no “Parque de las Ciências” em Granada/Espanha – 13 de fevereiro de 2012.
 
DIZ TONUCCI:
– Las escuelas deben ser como nuestras casas, intentar hacerlas bellas (placentera,relajantes y significativas ) .Deben estar llenas de estímulos (huerto, jardines, música, arte…) y no de pasillos vacíos y largos.
– Los métodos de aprendizaje para la lectura son trampas. Mejor un adulto – preparado – que lee libros y no sólo cuentos,  durante  15 minutos diários.
– Es una escuela para todos, debe partir de: UNA ESCUELA DE LA ESCUCHA Y NO DE LA PROPUESTASiempre  empezar el día escuchando  antes de proponer ….los materiales no son los libros sino sus pensamientos…la escuela  reconoce al niño,como creador, digno y capaz de aportar cosas valiosas al aula.