NÚMEROS INTEIROS E A RETA REAL

NÚMEROS INTEIROS
Apesar de lecionar para o ensino médio, os alunos surdos, principalmente aqueles que precisam de um apoio maior, devido a sua própria trajetória e a falta de aprendizagem devido a comunicação (não vou entrar em detalhes), uso recursos que auxiliam como pré-requisitos e dão mais segurança aos surdos para aprofundarmos os conteúdos do ensino médio. Funções de 1º e 2º  é um conteúdo que devo abordar com eles. Mas antes disso, preciso que retomem conhecimentos anteriores necessários e imprescindíveis para não “engasgarem” em coisas muito triviais. Neste sentido, forneço aos alunos fichas coloridas para trabalharmos os Números Inteiros. Muitos acabam se equivocando nas operações básicas e como as fichas são bem concretas, fica mais fácil eles perceberem as regras básicas das operações com números positivos e negativos. Combinamos que a ficha AZUL é POSITIVA e a ficha VERMELHA é NEGATIVA. Registramos isso numericamente no caderno. Uma ficha azul + 1;uma ficha vermelha – 1. E que uma ficha azul combinada com uma ficha vermelha se anulam, dá zero: + 1 – 1 = 0. Desta forma, forneço alguns exercícios com o uso das fichas para reforçar a regra dos sinais. Fotos e um vídeo ilustram o trabalho realizado:
– 2008 –
 
– 2008 –
– 2011 –
 
 – 2011 –
 
 – 2011 –
 
– 2011 –
Vídeo: Aluno Surdo Trabalhando com as Fichas – 2011

A RETA REAL

Preciso que eles dominem razoavelmente os números positivos e negativos e posteriormente a posição deles na Reta. Se isso não estiver claro, terão muita dificuldade na construção dos planos cartesianos e, consequentemente, na construção dos gráficos das funções do 1º e do 2º grau. Mas, não basta isso apenas. Preciso que eles identifiquem os números reais e suas posições na Reta. Para isso, criei uma RETA REAL NO CORDÃO. Amarro um cordão em cada canto da sala e explico que essa é a nossa Reta. Nela, estão todos os números. Elaborei números que podem ser “pendurados” no cordão (Reta). Números estes, muito próximos, números inteiros, números racionais e irracionais. Eles são constantemente desafiados a pensar onde devem colocar esses números fornecidos. Geralmente eu estendo o cordão na sala e inicialmente ponho alguns números na Reta. Forneço a eles, em média 5 números, onde usando os números já “pendurados” como referência, devem colocar no lugar correspondente. Repito várias vezes: com mais números na Reta como referência, com menos números e até com nenhum número como referência na Reta Real. Também transferimos isso para o caderno. Adquiro folhas milimetradas (para uma melhor visualização dos números muito próximos e uma melhor coordenação com o plano cartesiano), réguas e lápis (por precaução).  Explico o que é o Plano Cartesiano, seus eixos e significados. Relaciono-os com alguma coisa que eles conhecem, por exemplo, num filme. Começamos a marcar primeiramente números inteiros, depois números inteiros e racionais e finalizamos com a marcação de números irracionais. Esse trabalho é  muito proveitoso e muito gratificante, pois, além de ensinar aprendo junto com eles. Fotos e um vídeo ilustram o trabalho realizado.
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2011 – 
– 2011 –
 
– 2011 –
 
– 2009 –
 
– 2009 –
 
– 2009 –
– 2011 –
Reta Real – Discussão – 2015

Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: Too few arguments to function cwppos_show_review(), 0 passed in /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-content/themes/flat/content-single.php on line 29 and exactly 1 expected in /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php:18 Stack trace: #0 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-content/themes/flat/content-single.php(29): cwppos_show_review() #1 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-includes/template.php(724): require('/home/praticasp...') #2 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-includes/template.php(671): load_template('/home/praticasp...', false) #3 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-includes/general-template.php(168): locate_template(Array, true, false) #4 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-content/themes/flat/single.php(5): get_template_part('content', 'single') #5 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-includes/template-loader.php(78): include('/home/praticasp...') #6 /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-blog-header.php(19 in /home/praticaspedagogicas/www/blog/wp-content/plugins/wp-product-review/includes/legacy.php on line 18